sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Detergente no cabelo, pode?

Meu cabelo sempre foi ressecado, armadão, daquele tipo que não é liso, mas também não é cacheado. Quando criança meu apelido na escola era medusa. Sente o drama!

Há uns cinco anos eu faço escova progressiva. Comecei fazendo umas escovas que prometiam deixar meu cabelo liso, mas o efeito durava muito pouco, menos de um mês. Toda vez voltava ao cabeleireiro (um dos mais badalados da cidade) reclamando que o liso não durava nada, e ele sempre respondia que quanto mais eu fizesse, mais o cabelo ficaria liso, progressivamente (daí o tal nome). Só que nunca o efeito melhorava.

Eis que um dia minha cunhada me indicou a cabeleireira dela. O cabelo das filhas dela são lindíssimos e lisinhos, por sinal. Quando ela falou até avisou que o lugar era simples, mas que eu iria me supreender com o trabalho da moça.

Realmente o lugar era bem simples. De cara adorei a moça, que no ano passado, quando a conheci, tinha 20 anos. Fui atendida exclusivamente num domingo, por opção dela, e mesmo assim cobrou bem mais barato que o salão que eu frequentava antes. O efeito do liso durou quase os três meses. Se não fosse pelo rápido crescimento da raiz, teria ficado intacto até lá.

Depois desse domingo, religiosamente de três em três estou na Pâmela, este é o nome dela, para cortar, pintar e fazer escova progressiva. Nem lembro mais como eu era na versão cabelo armadão ressecado, a não ser quando vejo fotos.




Foto tirada no salão em janeiro deste ano.

Acontece que a cerca de um mês meu cabelo está super oleoso. Li algumas matérias em que médicos dizem que a oleosidade do couro cabeludo, se dá por diversos fatores, entre eles, estresse, alimentação gordurosa e hormônios desregulados. Acredito que eu me encaixe nas duas primeiras hipóteses.

Devido a um grande estresse voltei a comer muitos alimentos gordurosos. E em um mês eu engordei praticamente 4kg! Dia 29/10 (dia do casamento do meu irmão) eu estava com 74kg, hoje estou com pouco mais que 78kg.

À princípio pensei que a oleosidade pudesse ser por causa da escova progressiva. Por isso fiz essa retrospectiva acima. Até conversei sobre isso com algumas amigas no Twitter. Brinquei que iria lavar o cabelo com detergente. Mas, se fosse pela progressiva meu cabelo já estaria oleoso há pelo menos um ano. Certo?

Essa semana tenho maneirado bastante "a minha boca" por causa do desafio com a Jacke. Sem duvida esse fato foi providencial. Vou ficar atenta para a relação alimentação e oleosidade capilar. Preciso o tempo todo observar os estragos que eu faço comigo mesma, para não voltar a fazê-los.

Não adianta atacar a consequência, sem curar a causa.



- Posted using BlogPress from my iPad

Location:R. Anízio Ortiz Monteiro,Taubaté,Brasil

6 comentários:

Gabriela disse...

Mi, tem algumas marcas de progressiva que tb deixam meu cabelo oleoso ... Será que ela não mudou ??? Que marca usa ???

Será que a alimentação poderia mudar tanto o cabelo assim ? Não sentiu nada na pele do rosto de diferente tb ?

Seu cabelo tá lindooo !

Bjsss

Vanubia disse...

Menina, eu tbm amo a tal da progressiva... faz muita diferença!!
Olha, faça o possível pra não deixar seu cabelo chegar ao ponto de cair, o meu foi ficando oleoso, oleoso e eu nada de dá m uita atenção, agora estou fazendo um baita tratamento pra cessar a oleosidade e amenizar a queda!
Bom fds!
Beijos

Bruxa do 203 disse...

Que cabelo lindo! Realmente a alimentação influencia em tudo, incluindo o cabelo. Acho tão difícil encontrar o shampoo certo.

Beth disse...

Oi lindona! Saudades daqui. Hoje, consegui vir saber suas notícias. Peso: você estava indo super bem, e esse pesinho que retornou não a desmerece em nada e tudo que você conquistou até aqui não se perderá. É segurar mesmo a boquinha agora, já vi que está num desafio legal e tenho certeza de que vai conseguir.
A gente é de fases e mesmo quando estamos numa fase lindona, é normal cansar, é normal dar umas rateadas, mas tudo isso passa. E você já decidiu fazer passar, então, já está passando.
Você contou sobre cabelo e fiquei aqui pensando. O meu sempre foi muito liso, naturalmente, mas bem oleoso. Com o tempo, já depois de vários anos pintando por conta dos brancos, ele já não é mais tão oleoso. Mas não é seco não, só não é tãooo oleoso como antes. E agora, lendo você, fico pensando se a mudança de hábitos alimentares que promovi tb está por trás da mudança no cabelo, mais para normal agora... Pode ser né? Mesmo eu já tendo dado uma degringolada... bom... é bom avaliar sim. E melhorar sempre. Beijos!

Quel disse...

sexta-feira, 8 de julho de 2011
entre nesse eseu post e veja se é a mesma menina?! como pode baby em 5 meses um cabelo crescer tannnnto! menina e num é que ta lindão!... quanto a oleosidade pode ser mesmo que ela tenha mudado a marca... eu fiz uma esses dias e meu cabelo ta dando pra torcer e fritar pastel com o mesmo oleo hehehe... só pra vc ficar com nojo de pastel...
mas continue fazendo as mudanças na alimentacao e nao dorme com ele molhado que o dermatologista disse que ajuda muiiito! beijo ta linda baby!

Claudia disse...

Oi Mi!
Que cabelo bonito. Tao bom quando eles ficam como a gente gosta, ne?
Deve ser isso mesmo, logo, log, vai passar esta oleosidade toda.
Que bom que vc esta firme no desafio da Jacke! Estou na torcida.
Bjks mil e uma otima semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...