quinta-feira, 4 de agosto de 2011

João Pessoa-PB

João Pessoa fica perto de Recife, cerca de 120 km. Fomos de carro pela BR-101, que ao contrário do trecho de Recife, como mencionei no post anterior, de um modo geral não estava tão ruim. Claro, tinha um buraco ou outro, mas nada que se compare aos buracos gigantes de lá.

Das três cidades (Salvador, Recife e João Pessoa) esta é a que menos se parece com uma capital. Tem cerca de 800.000 habitantes, mas parece ser menos. O trânsito, a pavimentação e a limpeza da cidade são excelentes. Os munícipes são super educados e simpáticos. As construções num geral são novas e a cidade está em pleno crescimento, muitas obras da construção civil por todos os lados. Assim, como da vez anterior que estive lá, tive a sensação de que a cidade tem mais construção do que gente na rua, é realmente bem tranquilinha, pelo menos aparentemente. Em nenhum momento fomos perturbados por mendigos, flanelinhas, etc. Não vi nenhum tipo de mendicância ou pessoas dormindo na rua. A fisionomia do povo é bem parecida com a dos paulistas. O mar não estava verdinho como em 2008, estava marrom igual no Recife. Culpa da maré ou da estação? Não sei. O bom é que lá não venta sem parar e estava um calorzinho agradável.

Ficamos no hotel Atlântico, na praia de Tambaú, coincidentemente o mesmo hotel que ficamos na vez passada. Cama, chuveiro e tv nota dez. Só deixa a desejar no café da manhã, é bem fraquinho, produtos não são da melhor qualidade e tem pouca variedade.

Fizemos o passeio às piscinas naturais da praia de Tambaú. Que cá entre nós, não é lá essas coisas. Você vê um peixe ou outro, bem pouco mesmo. Pra mim valeu a pena só pelo fato de poder mergulhar no mar verde translúcido, sim nesse local o mar é dessa cor.

É obrigatório ir na praia de Tambaba, que fica no município vizinho, chamado Conde. Tambaba é uma praia dividida em duas. Metade é uma praia comum, metade uma praia naturista. Se você é como eu e não curte ficar pelada perto de outras pessoas, vale tirar uma foto enrolada numa toalha (sem mostrar a alcinha do biquíni) ou com uma folha de jornal em frente ao corpo, em frente a placa de entrada da parte naturista. Se você acha que vai conseguir espiar os peladões, esqueça, não dá pra ver nada do lado de lá. A praia é bem fechada. Praias próximas a Tambaba te presenteiam com lindas paisagens compostas de falésias e coqueiros.

Já em João Pessoa é legal ficar por Tambaú ou na praia do Bessa. O conforto é garantido por quiosques e restaurantes com ótima infra-estrutura.

Imperdível é assistir o espetáculo que todos os dias acontece no pôr-do-sol do Rio Jacaré, na outra cidade vizinha, chamada Cabedelo. São três bares construídos em palafitas, você escolhe um deles para assistir a apresentação de Jurandy do Sax. Alguns minutos antes do sol se pôr, Jurandy sobe num barquinho, que é remado por outro homem, e anuncia mais um desfecho de um ciclo, no sax ele toca Bolero de Ravel e mais uma outra música. Ele termina de tocar exatamente no momento em que o sol se põe por completo, parece até sincronizado. No final ele agradece e anuncia o número da apresentação, desta vez assisti a de número 3.896.

Outra coisa que não vale a pena é o Estação Ciência. O prédio é lindo e moderno, também pudera, obra de Oscar Niemeyer, mas com pouco conteúdo. Em outras palavras, não tem quase nada pra se ver lá dentro. rs... Talvez porque foi inaugurado há pouco tempo.

Tem também um mercado só de artesanato. Pra quem gosta, vale muito a pena.

E termina aqui minha saga turística. rs...

Ah, sobre o peso: Maneirei nos últimos dias e emagreci um pouquinho, voltei com 74,100kg. Sendo assim, engordei só 900g durante os 10 dias de férias. Acho que não foi tão ruim.

Até o próximo post!

3 comentários:

Dany Aoki disse...

oie!
na verdade, eu não sigo um cardápio, uso mais o bom senso, procuro comer coisas saudáveis, beber muita água, tomo chá de hibiscus todos dia, como muita salada e frutas.
Dá uma olhada no arquivo do blog, no dia 29 de junho eu postei falando e colocando fotos do que eu como.
bjos.

Beth disse...

Milena, eu adorei as suas fotos com a Anelli, vi lá no blog dela! Acho linda amizade de vocês e ambas estão ótimas. Você tão fininha, espetáculo hem? Parabéns por apenas 900g extras em 10 dias de férias. Maravilha mesmo.
Vou muito a Salvador, a trabalho, fico na Pituba, aliás, mais precisamente é Itaigara, no Hotel Fiesta, por ser bem pertinho da Companhia. É excelente.
Realmente, aqueles vendedores enchem o saco, é uma tortura. Mas, já fazem parte do contexto e eu nem ligo...rs
Não conheço Recife.
Mas adorei João Pessoa e pretendo voltar lá, em 2007 estive com o Vi em férias por lá, depois de ter ido a Natal.
Também tenho a foto com o jornal na frente, na primeira parte da Tambaba. Mas, admito: pretendo um dia voltar e ir na outra, a naturista. Tenho vontade mesmo!
Beijo carinhoso, viu? E continue se cuidando bem, está valendo demais a pena!!!!!

Bruxa do 203 disse...

A cidade deve ser linda e interessante mesmo! Preciso conhecer.

Viagens são ótimas para eliminar uns gramas, é quando mais nos sentimos motivadas a andar a pé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...