quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fim de Férias

Cheguei de férias domingo a tarde.

Nosso roteiro foi realizado de acordo com a vontade do meu marido, já que nas últimas férias eu que escolhi os destinos. Lembro que escolhi Aracajú e Maceió. Dessa vez fomos para Salvador, Recife e João Pessoa, nessa ordem. Eu não queria ir em princípio, porque gosto de conhecer coisas novas, e essas três cidades eu já conhecia. Não é que eu não goste destes lugares, muito pelo contrário, mas é que a viagem a um lugar diferente é sempre mais interessante pelas surpresas que nos aguardam. Gosto de novidade, entendem?

Trocamos pontos do cartão de crédito por milhas do cartão fidelidade da Tam, ou seja, não pagamos nadinha pelas passagens aéreas. Adoro! Não reservamos hotel em nenhuma dessas cidades, simplesmente chegávamos e íamos a procura de um. E lógico, não fizemos pacote turístico daqueles que você tem que pegar um ônibus e sair em romaria pelos hotéis pegando turistas, antes de ir ao seu destino do dia. Alugamos um carro e fizemos o que tivemos vontade, sem hora marcada pra chegar ou sair.

Salvador

Nos hospedamos no Hotel Absolutte, localizado na Pituba. Hotel todo novinho, cama e chuveiros bons, café da manhã tb. bom, mas peca muito no atendimento. Sabe aqueles funcionários que te tratam como se estivessem te fazendo um favor? Então...

Logo no primeiro dia fiz questão de almoçar no melhor (na minha opinião) restaurante da cidade, o Iemanjá. Da outra vez que fomos, era um sábado e tinha fila de espera. Desta vez, como era uma quinta-feira estava tranquilo e a comida perfeita como sempre. Lá você é servido por baianas vestidas a caráter. De cara pedimos uma porção de acarajé. O melhor do mundo! De comer babando! Super sequinho, coisa de qualidade mesmo. Depois veio nosso peixe ao molho de camarão, que cá entre nós tinha mais camarão do que molho. Comemos pra caramba e ainda voltou comida, e olha que nós não somos fracos no garfo não. rs...

Ainda no primeiro dia fomos até a parte alta da cidade, não fomos no Pelourinho, pois bem em frente a cidade do elevador Lacerda fica o gabinete do prefeito, e neste dia havia uma manifestação de funcionários públicos em greve, achamos melhor não ficar por alí. Visitamos o farol da barra e o Mercado Modelo.

Uma coisa que não muda nessa cidade são os chatésimos vendedores de fitinha, correntinha, guardadores de carros, sei lá o que... Vão ser insistentes assim na puta que o pariu! Pronto falei.

Fomos também até a praia do Forte. Isso já no segundo dia. Pra quem não sabe lá fica o projeto Tamar, de preservação as tartarugas marinhas, pra quem tem criança vale muito a pena ir. Lá também tem uma vilinha muito charmosa cheia de lojinhas bonitinhas e caras.

No terceiro dia fomos de novo em direção (estrada do Coco) a praia do Forte, mas paramos bem antes numa praia (não lembro o nome) onde um rio desaguava nela. Muito bonita, limpa e com pouca gente (perfeita).

Nos dois últimos dias fomos na Lagoa do Abaeté (pena que estava nublado), praia do Farol de Itapuã(aqui tinha sol), praia de Itapuã, igreja do Senhor do Bonfim, Pelourinho...

Como disse em outros posts, com exceção do dia que cheguei e do dia em que fui embora, corri todos os dias no calçadão da praia. Acordava entre 06:00h e 06:30h e ia direto correr. Como no nordeste amanhece por volta de antes das 05:30h, não dá a preguiça que tenho aqui. Desanimo demais em acordar e ver que está escuro. Lá acordava e o sol já estava bombando e até calor, isso me dava o maior pique.

Outra coisa, que ao contrário das outras vezes que fui a Salvador, a água do mar não estava quente, pelo contrário, muito gelada. Parecia o litoral paulista. Ui! O mesmo aconteceu em Recife e João Pessoa, ou seja, mar quente lá só no verão pelo jeito. Quero ver qual o próximo nordestino que vai ter coragem de se gabar que lá o mar deles é quentinho. Aí dele! rsrs...

A cidade num modo geral está mais limpa, moderna, mais bem cuidada mesmo. Uma pena só o trânsito, que na minha opinião, piorou.

Recife

Fui muito bem recebida em Recife. Logo que sai da sala de desembarque minha amigona Anny me esperava com seu marido. Fiquei tão feliz! Mais de 3 anos que nós não nos víamos. Fomos almoçar juntas no Galetto's, restaurante bom e barato, pertinho do aeroporto. Em seguida fomos na casa de uma amiga dela, um pessoal muito simpático, por sinal. E claro, depois fomos na melhor vista da cidade, o Alto da Sé, em Olinda. Pra quem não sabe, Olinda e Recife são grudadinhas uma na outra. Fiquei com vontade de comer um acarajé numa barraquinha que tinha lá, mas logo o Caio (marido da Anny e baiano) me desanimou dizendo que não é a mesma coisa que o que fazem na Bahia, que o de Pernambuco é feito em óleo de soja e não dendê. Acarajé sem dendê não é acarajé, oras. Desisti na hora. rs... Foi uma tarde muito agradável com minha amiga, que por mais que o tempo e a distância nos separe, sempre que nos encontramos ou nos falamos parece que nos vemos todos os dias. Adoro!

Nos hospedamos no mesmo hotel que ficamos da última vez, em 2008, hotel Jangadeiro, que fica na praia de Boa Viagem. Achei que o mesmo deu um leve caidinha, não pelo atendimento, e sim pela conservação do hotel. As paredes estavam muito sujas, bem diferente da vez anterior. No mais o café da manhã continua excelente, nível de hotel 5 estrelas, cama muito boa, tv com infinitos números de canais, chuveiro bom.

Fomos ao mercado, pois não conhecíamos, e sinceramente, deveríamos ter continuado sem conhecer. Não tem nada de interessante pra ver. rs... Na verdade Recife não tem muito o que fazer, a praia é cheia de placas de aviso para não entrar no mar por causa de tubarão. Então, o legal é ir até Ipojuca, onde estão Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia de Serrambí, etc. E assim fizemos.

Demos azar no dia de Porto de Galinhas, a maré boa para ir nas piscinas naturais era por volta das 08:30h, hora em que chovia e ventava muito por lá. Uma hora depois já não tinha mais chuva, até sol já saía, mas a maré já estava alta. Passamos o dia por lá, e comprei um monte de galinhas (de novo): galinha de tênis, galinha feita em cabaça, galinha de imã, porta clipes... Haja galinha! rs... Fizemos um passeio de bugre que não recomendo a ninguém, o bugueiro fala que você vai ver mil coisas, e na verdade não é nada demais só a continuação da paisagem da praia. E ainda cobra R$30,00 por pessoa. Uma furada! Estranhamos que a barraca que mais bombava, estava fechada e abandonada, inclusive já tínhamos almoçado nessa barraca. Perguntamos para moradores do local e pasmem: A mesma foi fechada porque um ex-ministro (do Lula) que tem casa ao lado, se irritava quando os freqüentadores do local estacionavam seus carros em frente a sua garagem. E após muitas ameaças ao dono do lugar, cumpriu o que disse, cassou o alvará do estabelecimento. Coronelismo no Brasil? Sim, isso ainda existe! Eles não souberam dizer o nome do coronel ex-ministro.

Uma coisa que está uma lástima em Recife é a BR-101. A rodovia é de concreto, concreto esse que por ser de péssima qualidade está cheio de falhas (buracos). E pra piorar estão remendando (como se o concreto desse remendo) com asfalto. Meu, que porqueira! Asfalto não pode remendar concreto! Se até eu sei disso, vai me dizer que esse engenheiros não sabem? Ah claro, a obra é do DNIT! Nem preciso comentar mais nada né?

Outra coisa que não dá pra entender: Um parque com o nome da mãe de Lula. Vai ver foi importante pra história pernambucana e eu não sei, né? Cof cof cof

Momento indignação política mode off. rs...

A cor da água do mar também estava diferente, não estava verdinha igual da última vez, e sim marrom. E também ventava muito o dia todo. Vento tão forte que saía água da piscina do hotel, era até difícil de fazer as corridinhas no calçadão, mas fiz assim mesmo. Acredito que deve ser da estação.

Depois coloco algumas fotos. Meu notebook foi roubado (quem me segue no twitter já sabe) estou postando do iPad. Vou ter que baixar as fotos no trabalho, pois o iPad não tem entrada USB.

2 comentários:

Dany Aoki disse...

oi Milena, obrigada pelo carinho.
Vc viu né, eu tenho apenas 1,50 m de altura rsrs, sou baixinha.
nossa, que legal a sua viagem!!
bjos.

Gabriela disse...

Adoro suas dicas de viagem ! Vou para Recife no final do ano, pretendo conhecer Olinda, Porto de Galinhas tb ... Bjsss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...